Mestrado

Fernando Sor

No meu trabalho de mestrado optei por fazer a tradução comentada do Método de Guitarra, de Fernando Sor, homenageando, assim, um dos compositores que me indicaram o caminho em direção às cordas dedilhadas antigas. Creio que sua visão da guitarra do século XIX pode ser verdadeiramente útil ao guitarrista moderno, abrindo-lhe horizontes raramente por ele vislumbrados.

Sua leitura minuciosa mostra um autor atento não apenas ao instrumento, que dominava com maestria indiscutível, mas à estética musical de seu período, à canção popular espanhola, à musica de orquestra e de câmara.

Para download gratuito em PDF, clique no botão abaixo.

Minhas teses

Os trabalhos acadêmicos que apresentei no mestrado e doutorado sempre procuraram levar algo de prático a seus leitores. Nunca acreditei na Academia como a vejo hoje, tão apegada a suas próprias entranhas, quase incapaz de enxergar sua função primordial, a de fomentar o conhecimento como ferramenta fundamental para o exercício da cidadania e liberdade.

Doutorado

Gaspar Sanz

Seguindo os passos iniciados no mestrado, busquei outro autor significativo até hoje no universo dos guitarristas clássicos, frequentemente mal compreendido por falta de informação.

Gaspar Sanz representa um ícone no desenvolvimento do instrumento que ora chamamos de guitarra barroca, e as informações presentes no seu “Instruccion de Musica sobre la Guitarra Española” que traduzi com comentários, pode servir como uma ponte capaz de ligar o presente ao passado, aguçando, quem sabe, a curiosidade do músico de hoje sobre as cordas dedilhadas antigas.

Para download gratuito em PDF, clique no botão abaixo.

Minhas teses

Os trabalhos acadêmicos que apresentei no mestrado e doutorado sempre procuraram levar algo de prático a seus leitores. Nunca acreditei na Academia como a vejo hoje, tão apegada a suas próprias entranhas, quase incapaz de enxergar sua função primordial, a de fomentar o conhecimento como ferramenta fundamental para o exercício da cidadania e liberdade.

Mestrado

Fernando Sor

No meu trabalho de mestrado optei por fazer a tradução comentada do Método de Guitarra, de Fernando Sor, homenageando, assim, um dos compositores que me indicaram o caminho em direção às cordas dedilhadas antigas. Creio que sua visão da guitarra do século XIX pode ser verdadeiramente útil ao guitarrista moderno, abrindo-lhe horizontes raramente por ele vislumbrados.

Sua leitura minuciosa mostra um autor atento não apenas ao instrumento, que dominava com maestria indiscutível, mas à estética musical de seu período, à canção popular espanhola, à musica de orquestra e de câmara.

Para download gratuito em PDF, clique no botão abaixo.

Doutorado

Gaspar Sanz

Seguindo os passos iniciados no mestrado, busquei outro autor significativo até hoje no universo dos guitarristas clássicos, frequentemente mal compreendido por falta de informação.

Gaspar Sanz representa um ícone no desenvolvimento do instrumento que ora chamamos de guitarra barroca, e as informações presentes no seu “Instruccion de Musica sobre la Guitarra Española” que traduzi com comentários, pode servir como uma ponte capaz de ligar o presente ao passado, aguçando, quem sabe, a curiosidade do músico de hoje sobre as cordas dedilhadas antigas.

Para download gratuito em PDF, clique no botão abaixo.